quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Kusudama Libélula (Arijigoku Kaaru) (Com Diagrama)
Criação: Tomoko Fuse
Livro: Unite Origami Fantasy

Novamente do livro Unite Origami Fantasy da Origamista e Matemática Japonesa Tomoko Fuse, este é um dos kusudamas mais diferentes que eu fiz. Não é tão bonito ou atraente em relação a tantos outros deste mesmo livro, mas é fácil e simples, dando muitas outras variações, mesmo usando apenas 30 módulos. Existem variações no mesmo livro de até (pasmem!) 480 módulos. Facílimo de dobrar, o que é chato mesmo é fazer os rococós, mas bobagem.
Usa-se 30 papéis na proporção 2:1 (esta peça foi feita com papel 12:6cm) e seu encaixe é o tipo A, conforme o diagrama!
Abraços, Boas Dobras!!!
DOBRADO POR MIM





quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Kusudama Flor De Asagao Ao Vento Do Tipo B
Criação: Tomoko Fuse
Livro: Unite Origami Fantasy

Este é o tipo B do Kusudama Flor De Asagao. Reparem nas diferenças entre o tipo A e B.

Beijos e Boas Dobras!!!

DOBRADO POR MIM



CLIQUE AQUI PARA VER O DIAGRAMA

Kusudama Flor De Asagao Ao Vento Do Tipo A
Criação: Tomoko Fuse
Livro: Unite Origami Fantasy

Aqui é a continuação dos Kusudamas Flor De Asagao. Existem pelo menos três tipos: O Kusudama Flor De Asagao propriamente dito que não é vazado e tipos Kusudama Flor De Asagao Ao Vento tipo A e tipo B. É de criação de Tomoko Fuse, novamente de seu livro: Unite Origami Fantasy.
Esta peça é o Kusudama Flor De Asagao Ao Vento Do Tipo A. Apesar de haver uma diferença sutil: Os "Vazados" desta peça deste atua post são maiores e as "flores-estrela" são mais rasas que as flores do tipo B. É uma peça fácil de ser dobrada e montada. Eu apenas errei em um ponto. Usei papel de 12cm, enquanto que no livro pedia papel de 7,5cm. Resultado, ficou um Kusudama enorme!!!! Ficou lindo mesmo assim. Aconselho fazer menor, no máximo com papel de 10cm.

DOBRADO POR MIM



CLIQUE AQUI PARA VER O DIAGRAMA

Kusudama Star Holes Do Tipo A (Com Vídeo-Aula)
Criação: Francesco Mancini

Como eu havia prometido, dentro de minhas produções desta semana, eu fiz os Kusudamas Star Holes tipo A e tipo B. A diferença entre eles está nas proporções dos papéis que dão origem ao módulo. A maneira de dobrar os módulos é exatamente igual. Apesar do Vídeo-Aula estar com detalhes mínimos diferentes, se você dobrar como se fosse dobrar o Kusudama Star Holes do Tipo B verá que dá o mesmo resultado. Gostei muito deste Kusudama e a dica foi de meu amigo Milton Shintaku. 
Este Kusudama também é chamado de Star Dodecahedron.
Abraços, Boas Dobras!!!

DOBRADO POR MIM




VÍDEO-AULA DO 
KUSUDAMA STAR HOLES TIPO A


Novo Kusudama Butterfly (Cor Vermelha)

Nesta intensa produção que tive neste mês, acabei produzindo peças repetidas em outros tons e tamanhos. Entre elas está o Kusudama Butterfly e a cor escolhida foi a vermelha. O Diagrama está na página.
Abraços.
DOBRADO POR MIM




Kusudama Flor De Asagao (Com Diagrama)
Criação: Tomoko Fuse
Livro: Unite Origami Fantasy

Eu sempre quis fazer este Kusudama, sempre admirei as forma estelares côncavas de sua estrutura. É fácil dobrar os módulos, gostei muito de dobrar seus 30 módulos, mas seu encaixe é um tanto complicado e a estrutura não me agradou como resultado final. Entretanto, foi apenas o primeiro, quem sabe em uma próxima oportunidade eu não alcance um sucesso melhor. Novamente Tomoko Fuse nos brinda em seu livro Unite Origami Fantasy com o Kusudama Flor de Asagao. Existem outras duas versões deste Kusudama que brevemente estarei disponibilizando aqui em meu blog. 
Abraços e Boas Dobras.

DOBRADO POR MIM




terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Kusudama Flor de Sombrinha (Com Diagrama)
Criação: Tomoko Fuse
Livro: Unite Origami Fantasy

Torci o nariz ao ver o resultado deste Kusudama. Não gostei, devo confessar. Entretanto, vale a pena colocá-lo juntamente com os outros desta produção. Ele é obra da Origamista e Matemática japonesa Tomoko Fuse, seu diagrama está no livro Unite Origami Fantasy. O nome acredito que tenha alguns erros de minha parte, mas logo vou verificar sua exatidão. Bem, espero que gostem, se decidirem montá-lo aviso-lhes que são 30 módulos, na proporção 2:1, quando maior melhor (tipo: 15:7,5cm ficaria pefeito).
É isso, aí!
Boas Dobras!!!


DOBRADO POR MIM




CLIQUE AQUI PARA VER O DIAGRAMA

Kusudama Cho Cho (Borboleta) (Com Diagrama)
Criação: Tomoko Fuse
Livro: Unite Origami Fantasy

Eu gostei deste Kusudama, muito embora os "rococós" meio que atrapalham a visualização do Cuboctaedro formado pela junção dos módulos. Mais uma obra de Tomoko Fuse em seu livro: Unite Origami Fantasy. São 6 peças (amarelas) e 12 peças (rosas). Acredito que exista um erro em seu diagrama. Onde se fala 8 módulos do tipo "rosa", deveria ser 12, visto que tentei duas vezes fazer com 8 módulos e o Kusudama não fecha. Em todo caso, se alguém conseguir fazer com 8 módulos deste tipo, por favor, me avise...

Existem duas formas de se montar este Kusudama, os módulos de cor amarela pode ser enrolado para dentro ou para fora, ou mesmo apenas dobrado para um dos lados e ainda plissado no mesmo sentido. Dá trabalho fazer estas transformações nos módulos, mas fiz de duas maneiras.

É isso aí, 
Boas Dobras!!!
DOBRADO POR MIM



CLIQUE AQUI PARA VER O DIAGRAMA

Kusudama Little Turtle Com Pedraria

Neste tempo de produção intensa, não fiz só Kusudamas Inéditos, mas também refiz alguns que eu amo. Kusudama Little Turtle é maravilhoso e resolvi fazê-lo na cor rosa. Ficou infantil, eu quase não adorno minhas peças, mas definitivamente ficou muito bom. Espero que tenham todos gostado.

DOBRADO POR MIM




Kusudama Star Holes Tipo B (Com Vídeo-Aula)
Criação: Francesco Mancini

Um amigo meu, Milton, falou-me deste Kusudama e corri atrás desta maravilha. Realmente é bonito e muito fácil de ser feito. Existem diversas maneiras de serem feitas, mas escolhi um vídeo que demonstra a maneira mais fácil de ser dobrado cada módulo. Não são Módulos feitos a partir de papel quadrado e, sim, módulos na proporção de 3:4.  Fiz dois Kusudamas Star Holes um com papel nas dimensões: 12x9cm e outro nas proporções: 8x6cm. Ambos ficaram bons, muito embora qualquer mudança nas dimensões pode dar um kusudama-monstro. 
Este é o Kusudama Star Holes do tipo B, existe o tipo A. A diferença entre eles está somente na proporção que o papel deve ter. O Tipo B é 3:4 e o tipo A é 2:1. Breve o Kusudama Star Holes do Tipo A aqui também.
Abraços, 

Boas Dobras!

DOBRADO POR MIM




VÍDEO-AULA DO 
KUSUDAMA STAR HOLES DO TIPO B

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Kusudama Morning Dew (Com Diagrama)
Criação: Makoto Yamaguchi
Livro: Kusudama - Ball Origami

Eu havia postado o vídeo de como montar este Kusudama, mas não havia posto seu diagrama. Então, como eu prefiro diagramas a Vídeo-Aulas, resolvi dividir com todos este diagrama também. O Kusudama Morning Dew é bem parecido com o Kusudama Butterfly. Embora mais simples, ele também é composto de 60 peças. Existem diversos diagramas destes Kusudamas, mas gosto de por nome e sobrenome nas peças. No livro: Kusudama Ball Origami de Makoto Yamaguchi o diagrama está bem mais legível. Decidi colocá-lo no Blog, e homenagear a origamista no Blog. Existe também diagrama tanto do Morning Dew, quanto do Butterfly no livro: Kusudama Magic Balls de Sergei Afonkin & Elena Afonkina.
Boa Dobra a todos!!!

DOBRADO POR MIM


Kusudama Butterfly (Com Diagrama)
Criação: Makoto Yamaguchi
Livro: Kusudama - Ball Origami

Eu já tinha postado este Kusudama apenas nos vídeos. Entretando, eu mesmo prefiro os diagramas. Aqui vai o diagrama de um Kusudama que eu curto pacas: KUSUDAMA BUTTERFLY. São 60 módulos relativamente fáceis de serem dobrados. O resultado final é muito bom. No livro: Kusudama Ball Origami de Makoto Yamaguchi o diagrama está bem mais legível. Decidi colocá-lo no Blog, e homenagear a origamista no Blog. Existe também diagrama tanto do Morning Dew, quanto do Butterfly no livro: Kusudama - Magic Balls de Sergei Afonkin & Elena Afonkina. 
Boas Dobras para todos!


DOBRADO POR MIM



sábado, 9 de fevereiro de 2013

Origami Modular: Caixa De Rosa
Criação: Tomoko Fuse
Livro: Cajas Raras Y Flores (Iremono Iro Iro)

Acabei descobrindo graças as informações preciosas de meu amigo Milton Shintaku que isso é uma Caixa De Rosa e não uma Flor De Lótus. Tomoko Fuse novamente em seu livro Iremono Iro Iro (Cajas Raras Y Flores) nos agracia com esta flor maravilhosa. Gostei muito de fazê-las apesar de ser muito difícil entender o diagrama. A partir de determinado passo eu tive que forçar para que o papel fosse "domado" e se comportasse como no diagrama. Acredito que é assim mesmo, não adiantaria esperar que ele fosse sozinho se comportar da maneira correta como é mostrado no diagrama. Entretanto, consegui, de maneira caprichada e exata!!! Maravilhoso!!!
Boas Dobras a todos!!!

DOBRADO POR MIM



Origami Modular: Caixa Octogonal (Smal Flower - A)
Criação: Tomoko Fuse
Livro: Fabulous Origami Boxes

Dobrei esta caixinha octogonal, ela é bonita e fácil de ser dobrada. Ela é encontrada no livro: Fabulous Origami Boxes de Tomoko Fuse. Modular, possui a tampa 4 peças iguais que devem ser unidas com cuidado e atenção para encaixar da maneira correta e formar o desenho típico da caixa. Existe uma dobra que forma os módulos da tampa e uma dobra que forma dos módulos do corpo da caixa.

DOBRADO POR MIM

Caixa fechada e lado