segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Mapas: Kusudamas Em Três Cores
(Sem Repetição Nos Vértices)

Alguém poderia me perguntar: "Como você faz para não repetir as cores nas pontas de um Kusudama montado com 3 cores de módulos?" Na maioria das vezes eu faço isso no método da "Tentativa e Erro". Isso me sacrificou diversos Kusudamas. Entretanto há um mapa para estes tipos de Kusudamas em base Icosaédrica.
Este Mapa está presente no livro: ORNAMENTAL ORIGAMI de MEENAKSHI MUKERJI.
Kusudamas em Base Icosaédrica são a maioria das peças que eu dobro, a maioria absoluta dos Kusudamas do Livro Floral Globe da Origamista e Matemática Tomoko Fuse. O Kusudama Sonobe, por exemplo, é um Kusudama em Base Icosaédrica.

SÓLIDO PLATÔNICO: ICOSAEDRO REGULAR



A palavra Sonobe é uma palavra japonesa originada de um estrangeirismo, o "Snub", porque em realidade o Icosaedro é um sólido que possui 20 faces triangulares (equiláteras), mas devido a adição de novas faces ela se trunca e formam-se pirâmides em cada um das faces. Se você contar quantas pirâmides há na formação de um Kusudama Sonobe verá que são 20 pirâmides de três lados ocupando, cada uma, uma face do Icosaedro que o originou. 

Assim, para você fazer um Kusudama Sonobe (isso pode ser transferido para outros Kusudamas de Base Icosaédrica também) com 3 cores de módulos, por exemplo, 10 vermelhos, 10 verdes e 10 azuis, você usa o mapa a seguir:


MAPA COM TRÊS CORES 
SEM REPETIÇÃO NO VÉRTICE


Como funciona o mapa, então? Como você deseja fazer um Sonobe, por exemplo com três cores diferentes, mas sem repetir em cada pirâmide, deverá seguir o seguinte: cada lado da imagem acima, representado pelas linhas cheias (visão frontal) e linhas pontilhadas (visão de fundo), representam as arestas do sólido. No Kusudama estas linhas são as dobras vales que estão entre cada uma das pirâmides. Essas "arestas" representam também cada uma das peças que você dobrou, isto é, as 10 verdes, 10 azuis e 10 vermelhas (por exemplo). Você simplesmente vai seguir o mapa: no triangulo frontal tem a base em "verde", o lado direito é "azul" e o lado esquerdo "vermelho". Então, encaixe a peça azul na vermelha e a vermelha na verde e a verde, então, na azul, fechando uma pirâmide. A partir daí,  siga o mapa fazendo com que coincida sempre a montagem com o mapa. Parece chato, né? Mas imagine eu fazendo isso por olhômetro, tendo que desmontar cada vez que eu errava??? Seguindo o mapa sai quase automático.

Nenhum comentário: